Pular para o conteúdo principal

FISIOTERAPIA REUMATOLÓGICA

 
As doenças reumatológicas afetam milhões de brasileiros, comprometendo as articulações do corpo. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para uma vida produtiva e com qualidade e a fisioterapia é uma das recomendações para combater as dores e sofrimento dessas patologias.

Atuação:

A Fisioterapia Reumatológica atua na reabilitação das mais diversas enfermidades do sistema músculo-esquelético. Muitos desses distúrbios são crônicos ou intermitentes. 

As doenças reumáticas mais prevalentes são: osteoartrite (artrose), reumatismos extra-articulares, fibromialgia, osteoporose e lombalgias de causas mecânicas e/ou posturais. Também é possível incluir as lesões por esforços repetitivos ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT). Outro grupo de moléstias, com prevalência bem menor, é constituída pelas doenças difusas do tecido conjuntivo ou doenças reumáticas auto-imunes, como a artrite reumatóide, espondilite anquilosante, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjogren e pelas miopatias inflamatórias idiopáticas.


Causas:

As causas do reumatismo podem estar ligadas à hereditariedade, sedentarismo, idade, lesões e infecções, entre diversos outros fatores para o aparecimento e agravamento das doenças.

Muitas doenças reumáticas podem ser controladas de forma eficaz, com uma intervenção precoce, minimizando os  sintomas, diminuindo a progressão da doença, pois quanto mais cedo o diagnóstico, menor o dano articular.  Os atrasos no tratamento levam a incapacidade significativa. A fisioterapia é uma forte aliada no trato das disfunções reumáticas, quando associada ao tratamento médico e seguida corretamente.


Objetivos do tratamento:

Os objetivos da reabilitação em reumatologia são: prevenção da disfunção, restauração e/ou manutenção da função e diminuição da dor e incapacidade funcional dos pacientes reumáticos. 

A fisioterapia complementa o trato das doenças reumáticas. Conheça quatro aspectos importantes dessa associação:

 

  •  Alivia as Dores

 

Os aparelhos de ultrassom e os exercícios durante as sessões de fisioterapia são  aliados infalíveis na amenização das dores, pois as movimentações orientadas por um profissional são terapêuticas para a musculatura e estrutura física do corpo. O  exercício e ultrassom ajudam a desinflamar os nervos e tendões.

 

  • Evitam as Deformidades

 

As doenças, como artrite reumatoide, causam deformidades nas cavidades e articulações do corpo de algumas pessoas. A fisioterapia adequada evita a ocorrência dessas depravações que as patologias causam no corpo, principalmente nas mãos.

 

  • Fortalece o Corpo 

 

As doenças reumatológicas enfraquecem os ossos e o sistema nervoso. Os exercícios ideais para cada indivíduo, combinados às outras partes do tratamento do reumatismo, são excelentes remédios para fortalecer os músculos e condicionamento físico como um todo.

 

  • Ganha Amplitude dos movimentos (ADM)
Isso pode ser alcançado através da melhoria da ADM, força e flexibilidade muscular, além da educação ao paciente.

Os estudos progressivos e o uso de medicamentos associados a atividades físicas e aeróbicas proporcionam alívio às dores e desconfortos causados.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GERIATRIA

A Fisioterapia em Geriatria é uma área de tratamento fisioterapêutico direcionada para pessoas com mais de 65 anos, levando em conta as necessidades, funcionalidades e movimentos do corpo. Tem como objetivo a promoção, manutenção e recuperação da saúde específica do idoso. Como consequência das principais alterações biológicas ocorridas pelo processo de envelhecimento, a diminuição da massa muscular e da densidade óssea, perda da força muscular, perda da agilidade, da coordenação motora, do equilíbrio e da mobilidade articular. O que consiste? Antes de propor qualquer tipo de tratamento, é fundamental entender a rotina e os hábitos, analisar se existe a presença de um cuidador, compreender a estrutura familiar, conhecer a trajetória de vida da pessoa e ir em busca de outras informações que podem contribuir para um tratamento mais personalizado. A fisioterapia geriátrica baseia-se na prevenção, melhorando a força muscular, o equilíbrio, a propriocepção, a coordenação motora ...

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL

O que é a Linfa: A Linfa um líquido que circula no corpo, limpando o sangue das impurezas, além desempenhar um   papel imunitário, juntamente com os anticorpos do seu sangue, porém, pode ficar acumulado em excesso nos tecidos, podendo, em alguns casos, causar inchaço e dor. A drenagem linfática consiste em ser uma massagem com movimentos suaves , em um ritmo lento , para evitar rompimento dos vasos linfáticos, para estimular e facilitar a passagem da linfa pelo sistema circulatório.   Sistema de atuação no(a): ➨ Prevenção de aderências cicatriciais após a cirurgia plástica. A drenagem linfática favorece a regeneração organizada das fibras, evitando que a cicatriz fique colada.   ➨  Combate ao inchaço. A drenagem linfática ajuda a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos, porque, através das massagens, ajuda drenar líquidos e toxinas até aos gânglios linfáticos, facilitando a sua eliminação.   ➨   Combate a celulite. Uma vez que a ret...